Logomarca da Unilab
Grupos de pesquisa
nomelíderesdescrição
Afroletrias: Grupo de pesquisa de literaturas africanas e literaturas da diáspora africana Júlio Cesar Machado de Paula
Ludmylla Mendes Lima
Diretório CNPq
Gease: Grupo de estudos sobre Arquitetônica Social Escolar: repertórios, discursos, espaços e artefatosAdolfo Tanzi Neto
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa
Diretório CNPq
O GEASE tem por objetivo (1) promover espaços de discussão sobre questões relativas ao arquitetônico social escolar, ou seja, a verbo-visualidade, a configuração dos espaços físicos, as relações de poder e controle, os discursos instrucionais e reguladores presentes nos espaços educacionais. Entendidos como artefatos mediadores explícitos ou implícitos que refletem na formação da consciência dos seus envolvidos, (2) produzir e divulgar conhecimento na área de Linguística Aplicada e nos Estudos da Linguagem, buscando uma interface com a Educação, a Psicologia, a Sociologia e a Arquitetura. Seu foco principal está nas questões que envolvam os espaços de fala escolar e nas suas dimensões nos processos de formação da consciência humana.
GELCLA: Grupo de estudos em línguas em contato e línguas africanasEduardo Ferreira dos Santos
Shirley Freitas Sousa
Diretório CNPq
O GELCLA tem por objetivo o estudo das variedades do português brasileiro em situação de contato, a aquisição do português como língua estrangeira e a descrição de línguas africanas em espaços lusófonos, assim como o estudo de línguas crioulas e pidgins.
NEPILLiFI: Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguagem, Leitura, Formação do Leitor e Interatividade Denilson Lima Santos
Jucélia Bispo dos Santos
Diretório CNPq
O NEPILLiFI desenvolve atividades de estudos e pesquisas no contexto das investigações sobre Linguagem, Formação do Leitor e Interatividade, de maneira que possam abordar questões gerais, ademais de explorar as relações interdisciplinares e profissionais. Busca-se, dessa forma, solucionar problemas que estão além do alvo de uma dada área do conhecimento para alcançar a exploração das fronteiras das disciplinas e as zonas intermediárias entre elas.
Núcleo de Estudos em Cultura DigitalJosé Sérgio Amancio de Moura
Giana Targanski Steffen
Diretório CNPq
Take 2: Audiovisual e Música PopularMarli Aparecida RosaDiretório CNPq
O grupo Take 2 visa estudar as duas linguagens elencadas de uma perspectiva epistemológica integrativa e busca promover a des-hierarquização e a integração de saberes provenientes de diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de produzir e divulgar, no Brasil e exterior, pesquisas voltadas a narrativas do Audiovisual e da Música Popular. O objetivo central do grupo é compreender a simbologia envolvida, a construção de sentidos e o contexto das obras em seus mais variados aspectos (psíquicos, filosóficos, históricos, sociais, políticos, artísticos e/ou outros). Para tanto, são utilizados diferentes teorias, metodologias e métodos de pesquisa, definidos a partir das obras estudadas, tomadas aqui, a um só tempo, como fonte e objeto de estudo.
Grupos de pesquisa sediados no curso de Letras-Campus dos Malês

Unilab, Campus dos Malês, Coordenação do Curso de Letras
Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n - Baixa Fria
CEP: 43900-000 - São Francisco do Conde, BA
E-mail: coordenacaoletrasmales@unilab.edu.br
Telefone: +55 (71) 3651 8253
Tema desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2017 - DTI / Unilab